2003/09/25

Comboios...

A linha de comboio que liga Guimarães ao Porto está a sofrer melhoramentos devido ao Euro2004.
Quando ouvi falar pela primeira vez desse projecto, julguei que finalmente teriamos um transporte alternativo aos automóveis para nos deixar no centro da cidade do Porto (ou trazer o utente do centro do Porto ao centro de Guimarães) com qualidade e rapidez.

O tempo foi passando e começou-se a saber mais novidades do projecto. Desnivelamento de todas as passagens de nível, execução de novos apeadeiros e novas estações. Máquinas novas. Tudo parecia encaminhar-se para um "final feliz"!

Mas estamos em Portugal... Então pode fazer-se alguma coisa completa, direita e eficaz? É que se se fizer uma obra assim, já não resta nada para fazer depois, o que se pode revelar um verdadeiro quebra-cabeças!

E então, começaram a asnear. A linha dupla não chega à cidade, julgo terminar em Lordelo (o que significa que dois comboios não podem passar um pelo outro...); os comboios vão manter as paragens em todas as estações e apeadeiros do percurso, não havendo nenhum "expresso" que apenas pare nas estações principais (Guimarães, Vizela, Santo Tirso, Trofa e Porto). O preço, não sendo caro, não será apelativo q.b. pois a duração da viagem está estimada em 1H20! 80 minutos!!

Assim, não! Em oitenta minutos vamos e voltamos ao Porto de carro e em 55/60 vamos de autocarro "expresso". Para que raio é que gastaram milhões de contos (e 5 vezes mais milhões de Euros) se, provavelmente, o raio dos comboios vão continuar a circular quase vazios? Quer dizer que com a anulação de quase 70 passagens de nível e com o alargamento da linha, evitando o transbordo na Trofa e com novas máquinas só se consegue melhorar o tempo da viagem em 20 minutos? Ora quem souber quanto custou a obra toda que me diga quanto é que cada minuto nos vai custar a todos?

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