2005/02/16

Para Memória Futura - Posições Sobre as Áreas Metropolitanas: finalmente, o livro!

A Direcção do Fórum Vimaranis vai apresentar publicamente no próximo sábado, dia 19 de Fevereiro de 2005, o livro “Para Memória Futura – Posições Sobre as Áreas Metropolitanas”, o qual decorrerá no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento, pelas 15H00.

A iniciativa compreenderá uma apresentação do livro e breve explicativo acerca do seu teor e ainda a oferta de exemplares aos diversos autores.

Este livro foi pensado para culminar as actividades que o Forum Vimaranis dedicou à temática das Áreas Metropolitanas que acompanhou, debateu e tomou posição ao longo dos anos de 2003 e 2004. Este é o testemunho comum de 16 personalidades vimaranenses que deixam assim, “para memória futura” dos vindouros, aquilo que pensam sobre uma das mais importantes medidas respeitantes às mais fundamentais medidas estruturantes do concelho de Guimarães nos próximos anos.

O livro é prefaciado pelo Governador Civil do Distrito de Braga, Dr. José António Araújo. Os restantes autores são todos representativos da sociedade Vimaranense, deputados de Guimarães à Assembleia da República, Presidente da Câmara Municipal e todos os antigos Presidentes de Câmara ainda vivos, representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Guimarães e a sociedade civil com textos dos representantes de uma instituição da área económica (ACIG) e de uma instituição da área cultural (Sociedade Martins Sarmento). Todos estes são aqueles que, no nosso entender, poderão responder “para memória futura” pelas opções que Guimarães tomou no actual desenho das Áreas Metropolitanas.

Deste modo, aqueles cujas opiniões sobre esta temática constam no livro são então os seguintes: Luís Cirilo Carvalho, Rui Miguel Ribeiro, Sónia Fertuzinhos, António Magalhães, António Xavier, Manuel Ferreira, Edmundo Campos, Domingos Bragança, Rui Vítor Costa, Cândido Capela Dias, Pedro Carvalho, António Teixeira, Luciano Baltar e Joaquim Santos Simões. O último texto do livro é o texto opinativo do Forum Vimaranis, escrito pelo seu vice-presidente, André Coelho Lima.

Saliente-se ainda o facto de esta ter sido uma das últimas participações do malogrado Presidente da Sociedade Martins Sarmento, Dr. Joaquim Santos Simões, motivo pelo qual escolhemos, em sua homenagem, a Sociedade Martins Sarmento para proceder a esta apresentação. Para homenagear um homem que se caracterizou pela defesa intransigente de Guimarães e das suas causas.

Sem comentários: