2003/09/30

Feira do Lar

Amanhã começa a Feira do Lar e eu ainda estou a trabalhar de forma a acabar de preparar os panfletos e cartazes para afixar no stand da promotora da obra.

Durante o dia estive muito ocupado e não tive hipóteses de cá vir. E como agora o tempo também é curto, este "post" também se vai ficar por aqui...

Por último, um abraço para o Alexandre - Xana para os amigos - e um muito obrigado pelas tuas palavras, (de facto é bom saber que ainda existe e que muitas crianças de Guimarães passaram pelo infantário da "tia" Fatinha, a filha do "nosso" célebre Edmur, ao longo destes 29 anos de actividade do infantário - mas sabes que quando o tempo é curto não podemos ser muito profundos e esse tem sido o problema. Quando houver mais tempo, talvez encontres neste blogue aquilo que esperavas encontrar (mais acutilância, por exemplo...) e que só a espaços tenho conseguido fazer.

2003/09/29

O meu infantário!

Eram quase 6 horas da tarde.
Passei à porta do meu "velhinho" infantário, da "tia" Fatinha.

Entrei.

Pedi para falar com ela que - como é evidente - não me reconheceu. Mas ao dizer o meu nome e de quem era filho, uma luz se acendeu e a memória fez um flash-back de quase trinta anos para me encontrar novamente nas suas memórias perdidas.
Depois de falarmos um pouco, mostrou-me o infantário. Ainda paracido com o que era, mas agora ocupa toda a cas (antigamente parte dela era a habitação da família) e de repente, senti-me outra vez pequenino e lembrei-me dos espaços que ocupei entre os dois e os cinco anos de idade!

Gostei de ver outra vez a "tia" Fatinha, filha do afamado (em Guimarães) ex-jogador de futebol Edmur - considerado pelos sócios do Vitória como um dos melhores, senão mesmo o melhor jogador de sempre da equipa.

Hoje senti-me mais novo. Agora vejo que o tempo passa por nós a correr.

A Daisy já cá está...

...desde sábado. A Daisy é a minha cadela, faz hoje três meses de idade.
Como é lógico, nesta idade faz apenas três coisas: comer, dormir e asneiras. Sendo que a ordem é inversa à proporção com que faz cada uma das coisas...

Talvez esta semana consiga por on-line uma foto dela.

2003/09/26

Mudei...

...de e-mail e sinto-me como se tivesse mudado de casa!
Avisar todos os conhecidos do novo e-mail.
Alterar sitios onde estava inscrito com o velho e-mail.
Subscrever novamente listas e grupos.

Enfim, se isto for exemplo, acho que nunca mais quero mudar de casa...

2003/09/25

"Especialista"

Pois é, desde o dia 15 de Setembro que sou especialsta em "Processos e Gestão da Construção" e só hoje é que descobri!

Como nas minhas voltas e afazeres passei à porta da Universidade do Minho, resolvi entrar e ver se já teria saído a nota do exame que fiz no passado dia 5 de Setembro. E, como se depreende, efectivamente já estava afixada. Não era famosa, mas servia para o que queria - concluir a especialização!

Portanto, agora sou Arquitecto, especialista em Processos e Gestão da Construção...

Comboios...

A linha de comboio que liga Guimarães ao Porto está a sofrer melhoramentos devido ao Euro2004.
Quando ouvi falar pela primeira vez desse projecto, julguei que finalmente teriamos um transporte alternativo aos automóveis para nos deixar no centro da cidade do Porto (ou trazer o utente do centro do Porto ao centro de Guimarães) com qualidade e rapidez.

O tempo foi passando e começou-se a saber mais novidades do projecto. Desnivelamento de todas as passagens de nível, execução de novos apeadeiros e novas estações. Máquinas novas. Tudo parecia encaminhar-se para um "final feliz"!

Mas estamos em Portugal... Então pode fazer-se alguma coisa completa, direita e eficaz? É que se se fizer uma obra assim, já não resta nada para fazer depois, o que se pode revelar um verdadeiro quebra-cabeças!

E então, começaram a asnear. A linha dupla não chega à cidade, julgo terminar em Lordelo (o que significa que dois comboios não podem passar um pelo outro...); os comboios vão manter as paragens em todas as estações e apeadeiros do percurso, não havendo nenhum "expresso" que apenas pare nas estações principais (Guimarães, Vizela, Santo Tirso, Trofa e Porto). O preço, não sendo caro, não será apelativo q.b. pois a duração da viagem está estimada em 1H20! 80 minutos!!

Assim, não! Em oitenta minutos vamos e voltamos ao Porto de carro e em 55/60 vamos de autocarro "expresso". Para que raio é que gastaram milhões de contos (e 5 vezes mais milhões de Euros) se, provavelmente, o raio dos comboios vão continuar a circular quase vazios? Quer dizer que com a anulação de quase 70 passagens de nível e com o alargamento da linha, evitando o transbordo na Trofa e com novas máquinas só se consegue melhorar o tempo da viagem em 20 minutos? Ora quem souber quanto custou a obra toda que me diga quanto é que cada minuto nos vai custar a todos?

2003/09/24

Capitão - capí­tulo 1538 1/3

Pois é.. Afinal, valeu a pena os adeptos do FC Porto atirarem com braçdeiras de capitão para o "Simãozinho"!

Então não é que o "xor" Camacho resolveu fazer um golpe de estado (inspirado, talvez, na Guiné Bissau que deve ser o país mais parecido com o Benfica da actualidade...) e destituir os eleitos democraticamente Hélder, Nuno Gomes e Zahovic para colocar o pedaçinho de pano no braço do Simão?

Isto vai lindo... Em vez de se preocupar em contratar defesas de categoria e de ensinar aos que lá estão que não é para a baliza deles que se cortam as bolas, anda com esta telenovela interminável. E entretanto o FC Porto já leva oito pontos de avanço...

Aceitam-se apostas sobre qual será o próximo capítulo...

2003/09/23

Muito Mentiroso 2

Já é noticia da SIC, no seu telejornal, o semi-desaparecimento deste blogue.
Agora encontra-se vazio, apenas com uma frase emblemática: "Tudo o que eu digo é mentira"!

Nunca citei nada do que ele lá tinha escrito, nem opinei quanto à veracidade (ou não) daquilo que lá estava. Apenas deixei o link activo na página. No entanto, se este não se actualizar, irei retirar esse link, uma vez que uma página vazia não é de interesse algum...

Outra vez o transito!

Novamente o mesmo problema. Uma hora para chegar de Vizela a Guimarães. Dez miseros quilometros, sessenta minutos!

E hoje não há "Cidade sem o seu automóvel".

Mas há muitos automóveis, não só na cidade como nas estradas nacionais, municipais e outras que rodeiam a cidade.

E o resultado é este: 1 hora para fazer 10 Km...

Ajuda na colocação de imagens no Blogspot

Será que alguém sabe como colocar imagens aqui no blogspot? É que eu não consigo fazer o up-load e apenas sei fazer o link para imagens noutros sites...

Desde já, o meu muito obrigado.

2003/09/22

Novamente irreflexões...

O blogue Irreflexões voltou à carga. Desta sobre os incêndios. Ou melhor, sobre aquilo que escrevi sobre os incêndios que têm acontecido neste país.

E neste post acusa-me de dizer que o "Secretariado Nacional do PS, em articulação com o Comité Central do PC e com os radicais chic do Bloco de Esquerda tem vindo a pedir aos seus militantes que, por razões políticas, se imolem, e ao país, pelo fogo."

Mas isso é falso!

Eu não escrevi isso em lado nenhum. Mas é verdade e assumo que escrevi que também por detrás destes fogos estão motivações políticas. E essa a sensação que tenho, chamem-lhe "feeling" ou sexto sentido... Nunca tiveram suspeitas de algo apenas com base naquilo que conheciam mas sem terem hipóteses de provar se tal é verdade ou não? Pois bem, este é um desses casos. A mim parece-me claramente existirem, também e friso outra vez esta palavras - também - motivações políticas atrás de incêndios.

Se algum dia isso vier a ser provado não ficarei contente, muito pelo contrário, pois tal significaria que muitas pessoas não sabem fazer política. Se nunca vier a ser provado, isto não passou de uma ideia que me fica da análise de muitas noticias.

Quais?

Por exemplo: em que concelhos aconteceram os primeiros fogos e de quem são essas câmaras? E em que concelhos os fogos voltaram a reacender um mês depois de terem queimado quase tudo o que havia para arder?
Estas são duas questões que me deixaram com a "pulga" atrás da orelha...

Eu tive coragem de dizer o que penso.
Se isso serve para esse senhor atacar, então força, porque pode escolher muito mais por onde o fazer, porque eu tenho coragem de assumir com frontalidade aquilo que penso...

O caos (ou andar de automóvel em Guimarães)!

Tive de ir a Vizela hoje de tarde.
Ir, ainda fui... Regressar é que foram elas.
Sempre em bichinha desde o cruzamento em Nespereira para Vizela até aqui a Guimarães. Quase uma hora para fazer 10 Km (e pensar que de sexta a domingo fiz quase 1000 Km no percurso Guimarães-Amarante-Régua-S.João da Pesqueira-Fozcoa-Pinhel-Castelo Bom-Vilar Formoso-Almeida-Figueira Castelo Rodrigo-Fozcoa-Marialva-Trancoso-Guarda-Pinhel-Almeida-Castelo Mendo-Vilar Formoso-IP5-A3-Guimarães!) é coisa do outro mundo...

Eu sei que há obras no nó do Castanheiro. E em Covas. Mas só isso não justifica. Porque estou habituado a falar com pessoas que circulando no estrangeiro vêm que nas obras lá muitas vezes são criadas estradas alternativas, temporárias, para reduzir ao mínimo o impacto da obra. Por cá, não só não há esse hábito como nem sequer há o hábito de informar quais são as alternativas, por exemplo.

É o país que temos...

Ferro, Gaspar e a filha de Dias Loureiro!

Ferro Rodrigues foi finalmente notícia novamente, após prolongado desaparecimento!
O cão da sua filha Rita, hospedado na sua casa, havia fugido. E apareceu. Onde? No hotel onde o filho passou a noite de núpcias após o casamento com a filha do Dias Loureiro!
Melhor enredo era dificil...

Política é que não é o forte do homem...

Muito Mentiroso

Acho que estes blogues anónimos são de desconfiar. Porque quem confia no que diz, assume. E assumir é isso mesmo, assinar com o nome próprio.

Mas apesar disso, julgo que não podem ser ignorados. Devem antes ser analisados e lidos com o dobro da atenção de forma a se aperceber aquilo que tem fundamneto e aquilo que não tem.

No caso concreto do Muito Mentiroso, eu avisei desde o principio que nem sabia muito bem como qualificar aquilo.
Hoje concluí­ que muito do que ali estava escrito devia ser por alguém mais ou menos ligado ao processo. Até talvez com alguns interesses envolvidos.
Concluí­ também que a PJ não estará completamente preparada para lidar com estas situações, pois não deverá ser muito dificil descobrir quem é o autor (ou autores...) desta página. Ainda me lembro de há alguns anos atrás o grupo de policia americana especializada em crimes informáticos ter vindo a Braga, à Universidade do Minho, encontrar um "hacker" que tanto quanto eu saiba só regressou dos EUA, então ao serviço do Governo americano, após os atentados de 11 de Setembro porque estava no Pentágono naquele momento...

Já a questão de ter ou não o link é simples: numa sociedade livre e democrática como a internet é, não era por ninguém colocar o link que as pessoas não encontravam o Muito Mentiroso. Os portais de pesquisa permitem o autor registar o site e depois é só encontrar uma palavra chave para pesquisa.
Para mais quando o tema era discutido por centenas de "blogguers" e fazia manchetes de jornais - dos mais populistas Correio da Manhã ou 24 Horas até aos sérios como o Público.

Quanto à questão de ser crime o que lá está escrito por difamação ou algo do género, acredito que sim. Agora por eu ter colocado o link sou cúmplice? Não me parece. Afinal, eu apenas prestei uma informação. Como a SIC ou TVI ou a RTP quando falavam sobre os diversos suspeitos dos crimes de pedófilia e divulgavam filmes e fotos que os pedófilos produziram para "gozo" pessoal! E são eles também criminosos por isso? Ou terão apenas dado uma informação, mais ou menos sencionalista?

Aliás, por algum motivo o blogue hoje está vazio. Talvez a PJ tenha começado a actuar...
E se o blogue deixar de ter interesse, a polémica acaba... até que outra surja no éter dos blogues!!!

"Sociedade: Dia sem carros provocou grande confusão de trânsito em Guimarães"

"Esta segunda-feira, assinala-se em Guimarães o dia sem carros. Em Portugal são 65 os municípios que aderiram à iniciativa.

Em Guimarães a interdição ao trânsito nas principais artérias da Cidade, provocou uma grande confusão com congestionamentos de automóveis. Na prática este não é um dia sem carros, antes um dia com os mesmos carros em menos ruas.
Trata-se de uma situação normal atendendo até às alternativas que a Câmara Municipal não implementou.
Sem medidas alternativas para minimizar e estimular os cidadãos a abdicarem do carro que não fosse a redução dos preços dos parques de estacionamento pagos, Costa e Silva diz que o objectivo era mesmo sensibilizar os automobilistas.
Curiosamente, este dia sem carros que determina a interdição de trânsito na zona intramuros, não afectou o acesso normal ao parque da Câmara Municipal. Ou seja, o poder político Municipal excluiu-se do dia sem carros que decretou."

Esta noticia do portal Guimarães Digital diz tudo. E no Porto o Dr. Rui Rio conseguiu criar tamanha confusão que o dia sem carros já acabou, tendo sido cancelado a partir das 13H00...

Quando a incompetência é mais forte do que a razão, dá nisto!!!
Então o objectivo era mesmo sensibilizar? Que tipo de sensibilização, pergunto-me eu? às filas de automóveis, aos longos minutos dentro do automóvel a aguardar pelo avanço de mais uns metros?
E o exemplo que deve vir de cima? Fica para os de baixo...

Como muito bem concluí a peça jornalística, este dia não foi sem carros; teve foi os mesmos carros em menos espaço graças às ruas cortadas...

Não quero que pensem que sou contra esta iniciativa. Porque não sou e até julgo que deveria ser alargada. Mas com outras condições - parques gratuítos, transportes gartuítos para quem deixou o carro no parque, maior informação dos municipes das alternativas de circulação, etc...

Mas com organizações destas...

IP 5

Pela primeira conduzi ontem na IP5. Já lá tinha passado algumas vezes, mas nunca tinha sido eu o condutor.
Sempre tive a sensação que não era a IP 5 que era perigosa.
Eram os condutores.

Ontem confirmei-o.

A IP 5 está bem sinalizada. O piso encontra-se em bom estado na maior parte do seu percurso, apenas numa ou outra zona está um pouco degradado, mas não é motivo para causar acidentes.
Encontrei todos os tipos de condições metereológicas: sol e calor, chuva torrencial, piso molhado, piso seco.

Não tive acidentes. Não vi acidentes.

Mas vi apressados. Que não sabem esperar um pouco por uma zona segura para ultrapassar carros e, em especial, camiões mais lentos.

Se os condutores tiverem civismo, paciência e urbanidade, os acidentes seriam tremendamente reduzidos - nunca podem deixar de acontecer pois um furo, um problema mecânico ou uma distracção podem sempre causar vitimas. Mas o problema da IP 5 são os condutores, sem dúvidas!

Talvez que a duplicação - ou seja, a tranformação numa autoestrada - que vai seguindo em bom ritmo venha resolver alguns problemas e diminuir o número de acidentes. Mas não seria preciso gastar milhôes de Euros nisso se houvesse mais civismo e consciência quando se está ao volante de um automóvel...

2003/09/18

Outra vez a falta de tempo...

Pois é, mais uma vez não tenho tido tempo para vir aqui deixar umas palavras sobre vários assuntos.
E durante o fim de semana, com toda a certeza também não virei aqui pois não vou estar. Afinal, se amanhã é o meu aniversário e como este ano não tive férias, ofereci-me a mim próprio um fim de semana longe do mundo urbano e vou até ao Portugal profundo - não, não é o Pulo do Lobo, é Almeida - e descansar um pouco.

Assim, rapidamente, uma passagem geral sobre alguns temas que gostaria de abordar:
* a prometida análise ao excelente discurso do Primeiro-Ministro em Caminha;
* as portagens na auto-estrada Guimarães-Braga;
* o Congresso da Ordem dos Arquitectos aqui em Guimarães neste Ano da Arquitectura;
* deixar mais uma sugestão de leitura (Pátria, de Robert Harris, para além dos volumes seguintes da série Roma sub-rosa de Steven Saylor);
* uma análise reflexiva sobre o Muito Mentiroso - nomeadamente justificar o porque de manter o link, ao contrário do que defende JPP;
* outros temas...

Mas como se sabe, apenas uma coisa nos permite recuperar o tempo perdido: o próprio tempo - e assim lá acabarei por conseguir falar sobre tudo isto.
Para já, deixo mais uma imagem fabulosa da NASA, esta retirada a partir da Estação Espacial Internacional, ao furacão Isabella. Apesar de devastadora, a natureza por vezes raia a perfeição...

2003/09/16

Os incêndios outra vez!

Depois do desastre ocorrido nos últimos dias de Julho e primeiros de Agosto, o cenário repete-se... Novamente o país está a arder e novamente a Nasa apresenta imagens fantásticas do acontecimento.
Vejam esta:

É incrivel como é que uma enorme área que practiacamente tinha ardido toda volta a arder com esta intensidade!
E depois não me venham dizer que não é fogo posto...
E não me venham dizer que não há motivações claramente políticas atrás disto...

Ultima hora: Scolari convoca Vitor Baia!

A sério, é mesmo verdade... Então eu não o vi numa conferência de imprensa, nas TV's, a convocar todos os portugueses para o Euro2004?

Mas...

Então eu também estou convocado!!!

E eu que sempre sonhei jogar numa grande competição. É certo que eu acerto mais no adversário do que na bola. Mas o grande Fernando Couto, o capitão, também - e já vai nas 98 internacionalizações... portanto, porque não?

Já estou a imaginar a equipa. O Vitor Baia na baliza. O nosso melhor defesa direito, Paulo Portas. Eu no meio a central, fazendo par com o Ricardo Carvalho. À esquerda defende o Carlos (Carvalhas). A trinco, o Petit. A segundo trinco, o Marques Mendes (sabe dar pancada mas já é muito cerebral, um quase organizador de jogo). A extremo direito o Manel Monteiro. A extremo esquerdo o Mário Soares. Na frente, o João Vieira Pinto (temos que estar preparados para a pancadaria...) e o Eusébio! Meus caros, com o Scolari a treinar, isto está no papo!!!

Obrigado, Mister, por contar comigo!

2003/09/15

I'm back...

...to blogger!

Ou seja, depois de um bom fim de semana para retemperar as forças, regresso para mais uma semana de trabalho, a última dos meus 30 anos - ou não vá fazer na sexta 31!

Muito aconteceu em Portugal e no mundo...

Por cá, regressaram os incêndios em força - mas cada vez mais se percebe que atrás deles estão actos criminosos e, quem sabe, motivações pouco económicas e muito... políticas?!
Também regressou o nacional de futebol e, finalmente, fui ver o Vitória aqui no D. Afonso Henriques. Infelizmente perdeu e jogou mal, mas existe lá matéria para voltar a fazer figura na Superliga. O Bruno Alves não é mau, o Manuel José se jogar no sitio dele também pode vir a dar que falar. O Palatsi faz falta, o João Tomás não vale um Romeu lesionado (bem vindo outra vez...) e o Guga está em boa forma. O Nuno Assis não sabe jogar mal, mas precisa de ser mais objectivo. A fruta está lá. Falta o Inácio espremer o sumo...
Já o estádio está excelente. Não nos vai envergonhar perante os muitos visitantes que o Europeu trará. Bons acessos interiores. Arejado e largo. Facil circulação. Beleza no desenho das bancadas - foram muito felizes na escolha do professor universitário e pintor Vitor Costa, vimaranense que assinou a decoração. Apenas faltam os já famosos e polémicos paineis electrónicos e melhor sinalética para que quem está fora saiba como estar dentro mais rapidamente.

Lá fora, para infelicidade da esquerda, mais um regime "democrático" caiu: Kumba Ialá não resistiu a uma investida das forças armadas guineenses e foi deposto. O país, pelo que vi agora na RTP, está calmo e aceitou bem a deposição do homem do barrete vermelho que se queria perpetuar no poder adiando "sine die" eleições e arrastando para o fundo a Guiné Bissau que já não estava muito bem antes da sua "eleição"! Talvez agora os homens mais credíveis que lá estão possam (re)tomar os destinos do país e tentar levá-lo de volta para os trilhos da democracia verdadeira e do ocidente...

E por agora é tudo que tenho de ir trabalhar...

2003/09/11

11 de Setembro - 2º Aniversário

Faz hoje dois anos que ocorreram os diversos atentados nos EUA.
O simbolo maior foi a queda das torres gémeas o WTC, em Nova York, um dos maiores marcos arquitectónicos daquela cidade.
Infelizmente, um dos meus sonhos "profissionais", que era visitar aquele local, nunca vai ser concretizado. Pode ser feita uma nova torre, com enorme valor arquitectónico. Pode ser feito um plano urbano para o quarteirão que o venha a melhorar ainda mais.
Mas a memória que eu tinha do local, a memória que construí para aquele local nunca poderá ser alterada e ficarei, para sempre, com a frustração de nunca lá ter ido enquanto as torres lá estavam, de pé, sóbrias, a marcar o "sky-line" de Nova York.

Até por isso o mundo nunca mais será o mesmo.

Mas não é só por isso que mudou. Mudou também a política geo-estratégica, mudou a NATO e a ONU, caiu um dos regimes mais sanguinários e intolerantes do mundo - o Afegão - e caiu um dos piores ditadores da actualidade - Saddam Hussein.

Morreram milhares de inocentes naquele dia 11 de Setembro - empregados de escritório, bancários, médicos, engenheiros, arquitectos, eu sei lá..., mas também inúmeros bombeiros que sucumbiram com a queda das torres quando lá dentro lutavam contra o fumo, o fogo e o pânico dos ocupantes.

Depois disso morreram muitos outros inocentes, civis e militares que cumpriam a sua função, no Afeganistão e no Iraque, sendo Sérgio Vieira de Mello o seu maior simbolo - morreu para tentar trazer a paz e a democracia a um canto do mundo que estava votado a uma ditadura sangrenta, estúpida e sanguinária, para que cada vez mais pessoas possam usufruir destes enormes gozos que são a liberdade de expressão, de pensamento e de movimentos!

Hoje existem duas alternativas: estar do lado de quem defende a democracia em todo o mundo e o lado de quem acha que cada povo deve decidir aquilo que quer, mesmo que tal seja uma ditadura! Eu e as pessoas de enquadramento ideológico de centro-direita normalmente estamos no 1º grupo...

Hoje o mundo pode não estar mais seguro do que no dia 10 de Setembro de 2001. Mas tenho a mais absoluta certeza que se os EUA não tivessem actuado no Afeganistão e no Iraque, hoje o mundo estaria seguramente muito pior do que estava no dia 12 de Setembro de 2001.

Um desaterro à medida!

Ora vejam lá isto e depois digam que o Ernie Walker (inspector da UEFA para os estádios em Portugal) não tem razão em elogiar o nosso engenho...

Vejam aqui!

A arquitectura é uma filosofia...

...segundo o Almeida, de Águeda, um "insuficiente" aluno dessa cadeira na Escola Secundária local.
Em resposta à pergunta "Como explica que a ciência constitua uma construção da experiência?", este novo pretende a máximo pensador das construções respondeu o seguinte (e passo a citar com os erros incluídos...):

"A construção da experiencia agora é feita com blocos de cimento dantes era feita com argamassae não era seguro porque estava sempre a cair agora usa-se o betão armado que é duro, pesado e aleija quando bate na moleirinha por isso é que se usam os capacetes de protecção."

Nem os critícos de arquitectura das mais conceituadas revistas diriam melhor!

2003/09/10

Actualização de links

Hoje não vou "postar" nada de especial. Apenas andei a actualizar alguns links da blogosfera e do resto da WWW.
Assim, entre os novos blogs, aconselho o hARDbLOG, o Blog Sem Nome, o Catalaxia e o Homem a Dias.
Na WWW aconselho o Virose, que mais não é do que um site dedicado às artes (pintura, escultura, instalações, arquitectura...) no espaço cibernético.

2003/09/09

Linha de Rumo n.º 54 - 11 de Setembro

Completam-se dois anos do acontecimento que mudou o mundo.
Mudou porque fez perceber aos olhos de um ocidental que ainda há quem queira manter hábitos e tradições medievais e, pior do que querer manter nos seus países de origem, ainda pretendem estender essa influência e forçar aqueles que não partilham dessa filosofia a alinhar pelo diapasão deles.
E de forma cobarde, digo eu! Porque querem fazer a transformação pela forma radical, revolucionária e não democrática. Querem forçar as civilizações que não partilham os seus hábitos sociais, políticos e religiosos a seguirem—nos usando a violência, a força bruta sobre os civis inocentes e guerrilha.
Serviram os atentados do 11 de Setembro de 2001 para o mundo ocidental perceber que entre os países de África, do Médio Oriente e da Ásia existem ditaduras violentas que se servem da religião como forma de se manter e justificar o poder e as atrocidades que comentem – nada que a Europa não tenha feito na sua era medieval! Serviram para compreender que esses dirigentes andaram durante anos a financiar e treinar grupos terroristas que se infiltraram e viveram entre as pessoas das sociedades que tanto odeiam e querem destruir. Serviram para compreender que a melhor forma de terminar com aquelas ditaduras é dar instrução e formação ao povo desses países – porque só assim as pessoas compreendem que há formas melhores de vida do que aquela que lhes é imposta.
Na época escrevi que poderia estar a iniciar-se a 3ª Guerra Mundial. E de facto isto não anda longe da verdade... Hoje sabe-se que há três grupos: um encabeçado pelos EUA e que luta por terminar com o terrorismo internacional e com as ditaduras no mundo; outro é composto pelos países onde os ditadores impõem a sua vontade férrea e que estão ligados ao terrorismo, como era o Iraque e o Afeganistão e como ainda são países como a Coreia do Norte, Cuba, Arábia Saudita, Jordânia, Yémen, Irão ou até o território autónoma da Palestina, entre muitos outros; por último, existem alguns países que por tradição são anti-americanos ou por acharem que a resolução desses problemas não lhes diz respeito e que dessa forma têm perpetuado as ditaduras e têm criado empecilhos para quem quer resolver o problema conseguir levar esse objectivo para a frente. E a guerra está aí: foi o Afeganistão, é o Iraque, é a situação de tensão que se vive no Irão e na Coreia do Norte, é a situação cada vez mais complicada entre Israel-Palestina, são os diversos golpes de estado que se têm sucedido na África...
Enfim, vamos esperar que a civilização que defende a primazia do Homem, a liberdade de pensamento e circulação e o progresso com vista ao bem-estar do próprio Homem possa levar de vencida esta batalha que se desenrola em cenários de guerra que nada têm a ver com tudo aquilo que até hoje foram as guerras que a História da Humanidade documentou.
Porque ninguém tenha dúvidas que se o Ocidente perder esta batalha, não só não poderão ler esta crónica neste jornal no futuro como também não saberão se por cá andarão ou se terão dinheiro para tão pouco comprar um qualquer jornal - que obedecerá cegamente ao poder que estiver instalado...
Fica a minha homenagem a todas as vitimas das torres gémeas de Nova York, às vitimas do avião despenhado no meio dos Estados Unidos e às vitimas no Pentágono desse fatídico 11 de Setembro de 2001. Mas também a todos aqueles que desde então para cá pereceram nas mãos dos cobardes que fazem atentados e que só dessa forma mesquinha, cruel e baixa são capazes de fazer valer os seus pontos de vista, onde o diplomata brasileiro e cidadão do mundo Sérgio Vieira de Mello foi o maior expoente. A todos, o meu muito obrigado por tentarem fazer deste mundo um local melhor para todos vivermos.

Leituras [2] - O Abraço de Némesis, de Steven Saylor, da Quetzal


Sinopse:
"No sul de Roma no Golfo de Putéolos fica situada a esplêndida villa de Marco Licínio Crasso, o mais rico cidadão romano.
Quando o supervisor da propriedade é assassinado, Crasso conclui que a sua morte foi arquitectada por dois escravos, pertencentes ao Movimento de Libertação de Esparta. Crasso, furioso, estabelece o prazo de cinco dias para se entregarem, ou punirá os restantes noventa e nove escravos.
Gordiano, o Descobridor, é chamado para averiguar onde poderão estar os escravos fugitivos.
Confrontado com uma casa repleta de segredos e mistérios, a verdade só emerge lentamente... e à medida que a hora do massacre se aproxima, Gordiano apercebe-se que o labiríntico caminho em que se meteu só o poderá conduzir à sua própria destruição.
O Abraço de Némesis, do escritor e historiador americano Steven Saylor é o segundo volume da série sub-rosa, na continuação dos mistérios iniciados em Sangue Romano."

Devo dizer que neste momento me encontro a ler (sempre que posso, que é raro) o quinto volume desta série, pois a mesma cativou-me de tal forma que só vou descansar quando ler todos os livros...

2003/09/08

E já agora...

Muito obrigado à Jordana Jardel que também já me rendeu um visitante... Mais do que os golos do mano esta época!
Quem sabe se a Mariza Cruz e Merche Romero também me podem dar uma ajudinha... Ou quem sabe a Sofia Alves ou a Patricia Tavares! Vá lá, raparigas, mostrem lá o que valem - e não é preciso mostrar os seios ou fazer topless para aparecer aqui na Linha de Rumo...

Casa Pia, RTP e o Muito Mentiroso

É engraçado que a maior parte dos "referrers" indicam que a maior parte dos visitantes do meu blog são pessoas que no Google ou no Sapo foram procurar o blog mais polémico do momento: o Muito Mentiroso. E o que é estranho é que eu fui dos primeiros a descobrir o blog (salvo erro via A Cagada) e disse então num post que "parece ser de alguém com muita imaginação ou que está muito por dentro do processo Casa Pia... Não sei se o que lá li é revoltante e indigno ou se é a realidade... " e ´tenho a sensação que muitas outras pessoas pensam como eu! Até há quem ache que o homem/mulher poderia ser argumentista de Hollywood...
E o que é facto é que esse blog se vai actualizando ao sabor dos acontecimentos e depois da grande conspiração inicial, vem agora com perguntas diversas que de inicio ia num ataque a figuras do governo e que agora se orienta em direcção à RTP.
Este processo "Casa Pia" ainda vai dar muito que falar...

2003/09/07

Scolari e a Selecção

Quando se discutia quem devia ser o seleccionador, contra muitas opiniões, eu achava que devia ser estrangeiro. Alguém com forte personalidade, um curriculo incontestável e habituado a lidar com "prima-donas". Por exemplo, um Cruyjf.
Quando há oito meses se contratou o Scolari, apesar de não lhe reconhecer grande curriculo (à excepção de ser campeão do mundo, nunca saíu do Brasil e sabemos bem que os treinadores brasileiros de topo não existem) mas, apesar de tudo, reconhecia que era "durão" e que estava desligado dos "lobbys" que rodeiam a Praça da Alegria e a Federação.

Gostei do seu discurso inicial, com uma aposta num sistema de jogo diferente e nos melhores jogadores, na preparação do Euro2004 para ganhar.

Mas de então para cá, o que se passou?

O sistema diferente caíu ao primeiro mau resultado (1ª parte com a Itália). Se bem se lembram, até chegar Scolari, Portugal estava a apostar num sistema 3-4-3 (três centrais, dois trincos e dois criativos, dois alas e um ponta de lança). Ao intervalo do jogo com a Itália, acabou o sistema e passou ao convencional 4-4-2 ou 4-3-3.
Depois nunca convocou os melhores como prometeu, mas aqueles que lhe diziam para convocar: a ausência do Baia no final da época passada é uma prova disso, mas maior injustiça é o Ricardo Carvalho, talvez o melhor central português (e não só a jogar cá) da actualidade e a continua insistência no Beto, que pelo que pude ver nas Antas nem titular devia ser no Sporting... Mas o que dizer então da provocação da chamada do Bruno Vale? Eu não sei se o insulto maior foi ao FC Porto ou se aos restantes guarda-redes portugueses da primeira liga como o Moreira, Tiago, Nelson, Miguel, Quim, etc...
Juntamente com isso - não convocar os melhores - começou a disparatar: Rui Costa e Deco ao mesmo tempo, a indefinição quanto ao lugar de Figo (ora à esquerda, ora à direita) e por consequência de quem é o outro extremo (Sérgio, Simão, Boa Morte, até Hugo Viana e Deco já lá andaram) e a sistemática rotação de laterais direitos (Paulo Ferreira, Miguel, Frechaut, Mário Sérgio...), de centrais (Meira, Andrade, Beto, Ricardo Rocha...), de trincos (Luis Loureiro, Costinha, Maniche, Tiago...) faz com que a selecção continue sem um fio de jogo, uma linha de rumo que unifique o imenso talento que muitos dos convocados têm...

E depois vêm os maus resultados como o do Cazaquistão e o de hoje/ontem contra a Espanha. E conforme ele mesmo disse, levou um banho de bola! Perdeu no campo mas também no banco, a começar na convocatória...
Não espero grande resultado do próximo jogo contra a Noruega na quarta, mas menos ainda acredito numa exibição de qualidade! É evidente que agora não pode alterar a convocatória ou a forma de jogar. Mas espero que não seja "casmurro" ao ponto de perceber que tem de arrepiar caminho nas convocatórias, no sistema de jogo e no relacionamento com os adeptos e com os jornalistas. Ele não é "Deus". Foi campeão do mundo? E daí? Antes dele outros também foram e depois dele outros também o serão...
Não vou hoje ou na quarta exigir a demissão dele. Mas vou fazer isso na próxima convocatória (e nem preciso esperar pelo jogo) se ele não alterar radicalmente a mesma e se não começar a trabalhar a sério! É que para fazer o que ele está a fazer, qualquer um dos mais de 20 mil espectadores de hoje/ontem faz. Diria que as probabilidades de fazer melhor até são muitas...

A espada já pende sobre a sua cabeça, sr. Scolari. Prove que não anda aqui a "comer os Maneis"...

2003/09/06

Programa da Manhã

Um dos meus maiores desgostos radiofónicos foi a contratação do Pedro Tojal pelo grupo Media Capital. Nunca gostei dele na RFM e por isso raramente ouvia essa rádio. Antes pelo contrário, sempre apreciei a Comercial (desde miúdo, por sinal) e em particular o fabuloso Programa da Manhã - primeiro com os "loucos" Pedro Ribeiro, Ana Lamy e José Carlos Malato e mais tarde com os "loucos" Pedro Ribeiro, Nuno Markl e Maria de Vasconcelos.

Mas o fatídico dia chegou e o incompetente do Tojal acabou com a Rádio Nostalgia e alterou a Comercial tanto que hoje ainda é mais kitsh que a RFM do tempo dele. E criou a Best Rock em substituição da Comercial - mas apenas para Porto e Lisboa e, mais tarde, Coimbra. O resto do país que se lixe!

Desde esse maldito dia que raramente ouço a Comercial. Até diria que ouço mais a RFM que a Comercial, mas o que me salvava as viagens de automóvel ou era a TSF ou as velhinhas cassetes... Mandei email's a rogar pragas a esse senhor que um dia ainda vai ser despedido pelo mau serviço que prestou a toda a audiência da "velhinha" Comercial, se este mundo for justo...

Cheguei a pensar que estivesse só nesta luta contra moinhos de vento. Mas hoje descobri que não! Há mais pessoas que pensam o mesmo que eu. O blog Programa da Manhã surge dentro dessa corrente de protesto/reivindicação e esta Linha de Rumo associa-se a essa dupla nobre causa: correr com o Tojal da Comercial e recuperar esse mítico programa que deixava Portugal com um sorriso na face ao acordar, o Programa da Manhã do Markl, do Pedro Ribeiro e da Maria!

A vossa luta é minha luta!

Irreflexões 2

Esse blog que desafiou a direita a ser "arauto" do governo e defender "tecnicamente" o orçamento, já respondeu ao que eu disse no último post (ver aqui).

Ainda bem que percebeu que as polémicas não se "compram" e acontecem de forma natural e não por desafio. Ainda bem que percebeu a minha posição, tal como eu percebi a dele (incluíndo o "humor" subjacente ao título, mas para o "ataque" esse título prestava-se para marcar a minha posição e não podia deixar de aproveitar esse facto...) e aceito as suas opiniões, mesmo opostas às minhas.

Polémica encerrada!

2003/09/05

Irreflexões

Estava a ver nos "referrers" de onde vieram os meus últimos visitantes e descobri que alguns vinham do blog Irreflexões, do qual eu nunca tinha ouvido falar.
Fui ver o que era e o que tratava. E nestes casos gosto de começar... pelo principio! E logo no segundo post, diz o seu autor: "Comentários são bem-vindos, desde que feitos irreflexivamente (sim, o advérbio de modo também existe)"... Ora quem faz e aceita comentários irreflectidos não é para ser levado em muita conta!

Mas fui ver o que era o dito blog...

Após então uma leitura geral, na "diagional", do blog, concluí que o senhor que o escreve é economista, de Lisboa e da esquerda caviar chique, quando muito um PS por interesse mas não convicção... Posso estar errado, mas foi a impressão com que fiquei. E este senhor desafiou alguns dos "laranjinhas" da blogosfera a serem "arautos do Governo" para com ele polemizarem sobre o défice orçamental do ponto de vista técnico! E ainda se dá ao luxo de acusar um dos que lhe deu resposta (Veto Político) de não o fazer tecnicamente...

Pois bem, da minha parte, aviso desde já: polémicas é com quem quero e falar de economia de uma forma tão técnica não é para mim de certeza absoluta... Já me basta conferir o saldo da minha conta bancária!!! E não sou arauto do Governo, nem o Governo precisa de arautos quando tem pessoas que fazem tão boa propaganda dele como o senhor!

Mais a sério um pouco: discutir o quê? Como quer esse senhor comparar números falsos do orçamento socialista (assim o disse Vitor Constâncio no seu relatório de análise do Banco de Portugal às contas de 2000, que num país evoluído ainda dava cadeia a esses governantes, ao último ano do engenheiro-pior-primeiro-ministro-desde-D.-Maria) com a dura realidade de recessão mundial, europeia e nacional que este Governo encontrou? O que o engenheiro desfez (e agora vou ser simpático...) em dois anos - 1999/2001 - pode levar 20 a refazer; apenas um governo reformista (como este está a ser neste ano e meio) poderá, talvez, abreviar as coisas... Pelo menos, segundo ouvi há dias, Portugal foi o país onde houve um maior crescimento do investimento estrangeiro este ano na CE; ora todos sabem que para um estrangeiro vir aqui investir, em tempos de crise generalizada, é porque terá garantias que tal lhe trará benefícios futuros, é porque acredita no país, é porque acredita no governo e nos governantes deste país! E isto já não acontecia desde os tempos do Prof. Cavaco Silva, quando Portugal estava à frente da Irlanda e da Grécia e era um "bom aluno" da CEE. Depois veio o engenheiro e passamos a receber avisos por não cumprir défice (1999/2000), a Irlanda deixeou-nos lá para trás e até a Grécia já está à nossa frente!

Portanto, discutir o quê? O que este país precisa é de acção, porque para treta já chegaram as cantigas de embalar laxistas do guterrismo nos seis piores anos de governação que este país teve desde... D. Afonso Henriques (logo estou a incluir os Filipes e dos espanhóis gosto deles longe daqui!) que se fosse Rei de Portugal em vez de termos como Presidente da República a figura que lá ainda se encontra, com toda a certeza tinha tomado atitudes drásticas contra a situação - afinal, combateu a própria mãe...

2003/09/03

Mais explicito que o Big Brother 4!

Não resisti a colocar esta pequena frase no titulo como forma de aumentar as probabilidades de encontrarem este meu cantinho devido à enorme procura que algumas palavras chave como essa (e outras como Jordana Jardel, por exemplo) têm nos motores de busca...
E para não defraudar as expectativas, aqui deixo a imagem de um "David" a preparar-se para o assalto ao "forte" da "Golias"!!!
Não acreditam?
Então vejam mais abaixo...

Porto 4 x Sporting 1

Hoje fui às Antas, onde já não ia há 4 anos...

Da última vez, ainda o agora treinador (?) do SCP estava no banco do FCP...

Como dizia, fui às Antas e voltei de barriga cheia!
O FCP deu um festival de bola e a jogar daquela forma, com jogadores medíocres como Ricardo, Miguel Garcia, Hugo, Toñito, Tello ou Lourenço, os "lagartos" não vão longe... O "Frango da Guia" (Ricardo, para os amigos...) não vale nada - pode ser um bom guarda-redes para o Boavista que joga à defesa e que lhe permitia nunca sair debaixo dos postes onde ele é bom, mas no SCP onde o guarda-redes é um líbero, ele não vai longe e se só levou quatro é porque não foram muitas mais bolas com a direcção da baliza... O defesa direito é inocente, tanto quanto o Lourenço que marcou ao Belenenses e à Académica, mas que com a marcação do melhor defesa central em Portugal (sim, Scolari, deixa de ser BURRO e leva o Ricardo Carvalho à selecção...) não teve hipóteses! O Hugo não tem categoria para jogar num grande e pergunto-me: como pode o Polga estar no banco? O Toñito anda a maior parte do jogo alheado do mesmo e o Tello falta-lhe um "bocadinho assim" para ser um jogador interessante - ninguém tem 1,65 numa equipa a lutar pelo título a não ser os génios e ele nem para "lampada" está...

Enfim, gostei de ver a equipa do FCP dar razão ao Mourinho - afinal sempre foi o SCP que pagou a factura da derrota com o AC Milan.

E daqui a 15 dias espero voltar lá para ver o Benfica levar outros tantos (ou ainda mais, se possível...) e daqui a 30 dias espero ver os "galácticos" nas Antas - infelizmente ainda no velhinho estádio mas quando for no novo deve ser fabuloso, pois o aspecto dele, para já, é fantástico... Estou "em pulgas" para entrar lá dentro e apreciar aquela magnifica obra de arquitectura do colega Arquitecto Manuel Salgado.

E entretanto, para história ficam os quatro que o SCP levou na despedida do Estádio das Antas. Para o ano, no Estádio do Dragão, cá vos esperamos para "levarem" outros tantos...

2003/09/02

Zangam-se as comadres...

...e descobrem-se as verdades, diz o ditado popular!

E eu assisto da minha bancada, deliciado, à calorosa troca de galhardetes entre os adversários. O espectáculo promete, resta esperar pelo resto do jogo!

2003/09/01

Construir o Futuro

Foi o lema da festa-comício do PSD em Caminha.
Infelizmente não pude ir, mas pelo que li nos jornais e pelo que ouvi nas televisões, em particular o comentário de ontem de Marcelo Rebelo de Sousa (o seu "inimigo" interno de estimação...) julgo que esteve muito bem o nosso Primeiro Ministro e julgo que o lema reflectiu muito bem o que o líder transmitiu no seu discurso de improviso.

Mais tarde tentarei fazer aqui uma análise ao mesmo. Quando tiver tempo...

Entretanto, actualizei um pouco os Blogs com link aqui ao lado e deixo menção especial para um que não sei muito bem como qualificar: o Muito Mentiroso! Anónimo, parece ser de alguém com muita imaginação ou que está muito por dentro do processo Casa Pia... Não sei se o que lá li é revoltante e indigno ou se é a realidade... Mas que já tinha ouvido uns "zum-zuns" de alguns destes assuntos, lá isso ouvi! Cada vez menos sabemos em que é que devemos acreditar!