Uma das partes mais interessantes tem sido executar trabalhos que fogem um pouco à rotina das obras. Neste caso, a aplicação de pedras mármore com 1,30x1,00m e 2cm de espessura nos pavimentos tem sido um trabalho que o Guilherme "Mulato" tem levado a cabo bastante bem. Não é o mesmo que aplicar pedras pequenas, 60x30 ou dimensões similares, menos ainda que aplicar "pequenos" mosaicos cerâmicos de 30x30 ou até menores. A seguir vamos ver os passos até uma pedra estar colocada. Depois, é só fazer o mesmo às restantes 690 peças deste piso...
Um ajudante começa por limpar do pó o local onde a pedra vai ser colocada.
De seguida, molha o local com um pouco de água, para que o cimento-cola fresco adira melhor à superficie.
Depois espalha o cimento-cola pela área de assentamento de forma a distribuir bem a massa, para não criar vazios sob a pedra, e ganhar a altura necessária para nivelar a pedra.
Pegam na pedra de forma a pousá-la no local com bastante cuidado, pois a mesma poderá partir com facilidade pelos veios.
E por último, com o martelo de borracha, a régua de alumínio e o nível acerta a posição da peça, que por vezes tem de ser calçada pois o cimento-cola ao secar retrai-se e, por vezes, move a peça, desnivelando-a.
É mais fácil de explicar que executar, mas mesmo assim consegue-se proceder a um bom ritmo à execução da aplicação destas peças. Nos próximos dias, conforme formos contornando o balcão, iremos começar a trabalhá-lo.
Ponto de situação esta manhã, 20 pedras aplicadas...
Sem comentários:
Enviar um comentário