2009/06/21

Solsticio / Equinócio

Hoje é o primeiro dos meus dois equinócios de Inverno. Isto de se ser do hemisfério Norte e trabalhar no Sul, tem como consequência que tenha, por norma, dois dias mais curtos do ano e nenhum mais comprido!

Assim, a 21 de Dezembro costumo estar já em Portugal. A 21 de Junho costumo estar por Angola.

Sendo que este dia mais curto é diferente daquele do hemisfério Norte: é mais quente, é mais luminoso e parece ser mais longo. Aqui o dia começa pelas 7h00 e vai até cerca das 18h00, quase meio dia de luz (e muitas vezes sol, o que não é o caso de hoje até agora!) enquanto no Norte tenho ideia que nascendo mais tarde, cerca das 8h00, termina pelas 17h00. Algum leitor me saberá ilucidar melhor sobre isto? (sim, eu sei que basta pesquisar um pouco na net para obter a resposta, mas estou com preguiça...)

2 comentários:

Maria Amorim disse...

Nuno

Se percebi, a dúvida é a propósito da diferença entre o tamanho do "dia" (horas de Sol)em diferentes pontos do globo.

Como o eixo da Terra é um pouco inclinado, esta gira à volta do Sol um pouco deitada pelo que os raios solares a atingem de forma diferente à medida que vamos do hemisfério Norte para o Sul.

Assim, locais à mesma longitude mas latitude diferente têm dias com duraçóes diferentes.Nuns locais a Terra fica com uma extensão mais iluminada e, conforme vai fazendo o seu movimento de rotação, a noite pode aparecer mais depressa ou não.

Espero ter ajudado um pouco para evitar então a pesquisa na net. hi!hi!

Beijinho
Bernardete

Nuno Leal disse...

De facto, a dúvida tinha a ver com a diferença de horas entre o dia mais curto aqui em Angola e em Portugal, em latitudes próximas. E a resposta penso que deve ser mesmo essa da inclinação do eixo permitir diferentes condições de recepção da luz do Sol consoante a longitude. Aliás já é essa resposta que justifica a diferença de clima: aos 30 e tal graus norte de Portugal, aqui estamos a pouco mais de 10 graus a sul da linha do equador.
Obrigado pela rememorização! Preguiça não só de pesquisar na net como tambem nas profundezas da minha memória...
hihi