2004/05/12

Pimenta Machado demitiu-se do Vitória de Guimarães

Aquilo que eu esperava aconteceu com 48 horas de atraso. Para quem me quis ouvir, sempre disse que ele se demitia no domingo à noite, no final do campeonato. Sempre pensei que ele não iria enfrentar uma Assembleia Geral adversa convocada expressamente para o demitir.

Apenas não tenho ainda a certeza, em virtude do comunicado que emitiu no site do Vitória, que não pretenda se recandidatar ou, na pior das hipóteses, patrocinar uma lista da sua confiança, assumindo ele a candidatura à Assembleia Geral. Aliás, quem se lembrar da última campanha eleitoral do Vitória, a ideia que ele fez passar é que a sua saída iria ser preparada neste mandato e que tudo apontava para que o actual Presidente da AG, Pedro Xavier, fosse o "sucessor".

Como as coisas não correram pelo melhor, o mandato ficou-se a um terço... E o rompimento público com Pedro Xavier, com o Conselho Fiscal e, em certa medida, com a Câmara Municipal, veio trazer à baila novos dados que poderão fazer surgir, quanto a mim, 3 tipos de listas:
1. a lista pró-Pimenta Machado, patrocinada por ele
2. a lista anti-Pimenta Machado, que congregará no seu seio a oposição dos últimos 4 anos (após a candidatura do Eng. Arantes)
3. e uma lista de "aparatchiks", ou seja, de antigos "pimentistas" que mudaram de posição nos últimos meses, no último ano, que estando dentro do aparelho e tendo se apercebido que o Presidente iria cair (se não fosse por ele, acabaria por ser numa eventual condenação a ser provada em tribunal quanto ao famoso caso do "saco azul") trataram de abandonar o barco antes que este afundasse.

Endim, os próximos tempos provarão se a minha análise está correcta ou não. Mas o que interessa agora saudar é que novos tempos de excelente oportunidade de renovação de pessoas e mentalidades, de programa e de formas de fazer se abrem ao Vitória Sport Clube. Que o Vitória, que no fundo somos todos nós, saiba aproveitar esta janela de oportunidade voltada para o futuro para fazer do clube de uma região o 4º grande que tem todas as condições para o ser.

Sem comentários: