2004/11/08

As eleições na Ordem dos Arquitectos

São para o próximo triénio 2005-2007 e vão acontecer lá no dia 18 de Novembro entre as 15h00 e as 23h00. Os votos por correspondência deverão chegar até às 19h00 da véspera.

Já tinha prometido abordar o tema aqui e então aqui vai disto...

Não sei em quem vote, nem sei se vote!
Porque pouco do que é prometido normalmente é cumprido, porque a OA continua burocrática e não me serve para muito mais do que passar certidões, porque a presidente do CDN é deputada a meias com a presidencia da OA (eu diria que por isso não é boa nem numa coisa nem na outra, porque conheço deputados e sei o serviço e trabalho que têm e também sou dirigente de pequenas associações e sei o tempo que já me ocupam, logo ser presidente de uma associação - ou Ordem - com as dimensões desta não pode ser compatível com o cergo de deputada...) ou porque não me revejo nos programas apresentados.

Aliás, revejo-me nalgumas coisas como a questão do fim do Dec. Lei 73/73. Ou na desburocratização da OA. Ou na criação de uma tabela de honorários para os privados (como tem a Ordem dos Advogados, por exemplo). Mas não me acredito que as listas de continuidade sejam capazes de conseguir fazer aquilo que há muito se fala em eleições consecutivas e nunca mais é concretizado.

Para além disso, as listas nacionais são practicamente monopolizadas por colegas da SRS. Será que não há arquitectos no Norte? Será que não podem participar devido à distancia? E a internet, o telefone? Não são estes meios que permitem participar como os outros?

Depois há uma lista alternativa na minha Secção Regional, a Norte. Da última vez assumo que votei na lista B. Desta vez, não quero votar A. Mas não sei se vote B, que era a lista C em 2001. Apesar de conhecer, mal, alguns dos seus elementos, não sei se será o sufeciente para entregar o meu voto. Vou pensar nisso, mas se votar, com toda a certeza será apenas para a SRN e será na B, ou então abstenho-me de votar.

Para quem quiser ver mais sobre o assunto, deixo aqui os blogs da Lista A e da Lista B à SRN e os respectivos sites, Arquitectura Para Todos (Lista A) e Mudar Mesmo (Lista B).

Por último, para se ver a falta de informação sobre o assunto mesmo entre a classe, acabei de descobrir que hoje mesmo, às 21h30, na Escola Profissional de Braga, haverá um debate entre as duas listas. Mas como a SRN não enviou o "habitual" e-mail do Observatório, só agora o descobri quando consultei a página da SRN para fazer este artigo...

Sem comentários: