2004/11/04

Bush!

Para desespero da esquerda em geral e da extrema esquerda em partícular, incluindo imprensa lisboeta, ganhou Bush!

Os desejos são uma coisa, o país real é outra. Aqui em Portugal ou nos EUA. E a imprensa de cá é, pelo visto, parecida com a de lá... Enquanto a imprensa urbana, muito próxima da extrema esquerda (e em particular da coligação de partidos fora do arco democrático agrupados no Bloco de Esquerda) tenta fazer noticias com os seus desejos, o país real, para lá das urbes, não é assim.

Foi agradável começar ontem o dia a ouvir os jornalistas da TSF terem de engolir em seco cada vez que anunciavam a provavel vitória de Bush. E a melhor de todas foi o comentador das bolsas que teve um pequeno lapso ao dizer que a Bolsa de Londres abrira no valor mais baixo dos últimos dois anos devido à reeleição e logo a seguir corrige dizendo, "perdão, mais alto"... Lá está, uma coisa é o desejo e outra coisa é a realidade!

Para mim, como disse, tanto me fazia pois não me acredito que nenhum deles fizesse a diferença, em especial em relação a Portugal. Mas só pela esquerda toda, em Portugal e na Europa, ter de baixar a "crista" e engolir este elefante já valeu a pena.

E agora, Europa? Depois de dizerem cobras e lagartos e de claramente preferirem John Kerry, depois de se acreditarem nas famosas sondagens que davam Kerry igualado, a vencer os debates, como o potencial vitorioso, e agora como vão tratar este assunto? Que falta fazem os lideres da envergadura (não a fisica mas a institucional) de um Helmut Khol ou Margaret Thatcher que lideravam a Europa e conjuntamente com um Papa pujante e com os EUA conseguiram levar à queda do bloco de leste comunista e à reunificação da Alemanha... Hoje, a Alemanha é liderada por um fraquissimo politico que não ficará para os anais da história e rapidamente será esquecido. A Inglaterra tem um político que se diz de esquerda e governa muito à direita e ao sabor das sondagens e do interesse eleitoral, qual Guterres com sotaque inglês. Sem força, sem peso. Nem nos prórpios países, quanto mais na Europa...

Sem comentários: