2004/11/01

Bush ou Kerry



Tal como diz o Bartoon do Público de hoje, existem dois lados na votação de amanhã nas eleições presidenciais dos EUA: os pró-Bush e os anti-Bush! Porque ninguém conhece os pró-Kerry... Faz-me lembrar um pouco, salvo as devidas distancias, as eleições autárquicas no Porto em 2001: o Rui Rio ganhou muito mais por congregar na sua candidatura os votos contra o Fernando Gomes do que pela bondade da própria candidatura. E esse hoje é o principal problema de Rui Rio: daqui a um ano tem de manter essa tendência e não pode perder esses votos, sob pena de perder a CMP. Mas pessoalmente não tenho muitas certezas que daqui a um ano o meu companheiro Rui Rio tenha grande obra para apresentar e prender os votos dos descontentes de Fernando Gomes de 2001, sem contar com os descontentes que atraiu entre os adeptos do FC Porto...

Concumitantemente, se amanhã Kerry ganhar, será devido à congregação em seu redor dos anti-Bush. E depois será obrigado a trabalhar nos anos seguintes para manter esses votantes na re-eleição contra um novo candidato dos republicanos que tendencialmente irá retomar novamente os votos perdidos.

E em quem votaria eu, se fosse eleitor americano?

Não sei, mas normalmente identifico-me mais com os presidentes republicanos do que com os democratas. O meu ideal de presidente ainda é Ronald Reagen. Aliava a eficácia de novas políticas que obrigaram os EUA a dar um salto tecnológico e industrial enorme a uma consolidação do papel dos EUA na política internacional. Hoje não reconheço ao actual presidente essa capacidade, mas também não me parece que Kerry seja um homem de pulso e capaz de dar um novo impulso aos EUA, até porque do ponto de vista da política externa ele tem apoiado as políticas de Bush neste mandato, pelo que apesar do que ele vai dizendo, não me acredito que com Kerry a política externa americana vá ser muito diferente da actual...

Sinceramente, acho que votava em branco. Coisa que já fiz numas eleições presidenciais portuguesas onde não havia nenhum candidato da minha área política (o centro-direita) e em quem eu me revisse...

Sem comentários: