2004/11/25

Forum Vimaranis traz a Guimarães o Bispo D. Ximenes Belo

Numa iniciativa promovida e coordenada pelo Forum Vimaranis - Associação para o Desenvolvimento de Guimarães, a ter lugar na próxima 6ªfeira a partir das 15.30h, virá a Guimarães o bispo emérito timorense e vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1996, D. Ximenes Belo.



O objectivo pretendido com esta iniciativa é, como sempre, procurar trazer a Guimarães figuras relevantes da cena nacional e internacional, procurando com os seus contributos gerar discussão e colher contributos quer para Guimarães quer para as próprias personalidade convidadas.

Porque entendemos que trabalhar por Guimarães não é falar apenas sobre Guimarães mas também pôr Guimarães a falar de outras questões, que também nos interessam como portugueses, D. Ximenes Belo falará numa palestra promovida pelo Forum Vimaranis, sob o tema "Direitos Humanos e Timor-Leste".
A palestra terá lugar no Salão Nobre da Ordem Terceira de S. Francisco, pelas 18.30h da próxima 6ªfeira, dia 26.11.2004.

No âmbito desta iniciativa foram estabelecidos contactos com diversas entidades associativas, autárquicas e governamentais no sentido de envolver toda a comunidade num momento que cremos ser singular e representativo para o Forum Vimaranis, partilhando-o desta forma, conforme se pode aferir do programa abaixo.



Assim, o programa será o seguinte:

6ª-feira, 26/11/2004

15h30 – Recepção na Câmara Municipal de Guimarães (CMG)

16h00 – Visita à Associação de Apoio à Criança (AAC) de Guimarães para benzer as instalações a inaugurar nos próximos dias.

16h30 – Visita à Ordem Terceira de S. Francisco (OTSF) – Obra de Creche e Lar de Acamados e parte museológica da igreja gótica mendicante

18h30 – Conferência/colóquio no Salão Nobre da OTSF subordinada ao tema dos direitos humanos, Timor-Leste e obras de D. Ximenes Belo, com duração de cerca de uma hora.

20h00 – Jantar no Restaurante Virabar com presença de Governador Civil de Braga, Presidente (ou representante) da Câmara Municipal de Guimarães, Directora (ou representante) do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Braga, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Guimarães, Arcipreste de Guimarães-Vizela, alguns empresários vimaranenses e elementos dos órgãos sociais do Forum Vimaranis.

No final do jantar, estadia no Hotel do Toural.

Sábado, 27/11/2004

10h00 – Co-celebração de missa na Igreja de S. Francisco (com possível acompanhamento musical pelo Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM), ainda a confirmar)

11h30 – Visita ao Lar Emídio Guerreiro (onde estará o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. António Magalhães)

12h30 – Almoço no Lar Emídio Guerreiro, com a presença do presidente da CMG, Prof. Emídio Guerreiro, representante do Forum Vimaranis e previsivelmente a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães

Final da vista.

Sem comentários: