2004/11/30

Resumo da visita de D. Ximenes Belo a Guimarães, a convite do Forum Vimaranis

No dia 26 o programa iniciou-se com uma recepção no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, onde o Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Magalhães homenageou D. Ximenes Belo com umas breves palavras a relembrar a noite de vigília, durante o difícil referendário e eleitoral timorense, que decorreu em Guimarães, não sem antes começar por agradecer ao Forum Vimaranis ter proporcionado a Guimarães esta oportunidade de ter trazido uma personalidade de tão elevada craveira. Quis assim mostrar o apoio solidário das gentes de Guimarães para com o povo e causa timorense e personalizar essa homenagem no vulto que é o Prémio Nobel da Paz. De seguida o representante do Forum Vimaranis, Nuno Silva Leal, secretário da Direcção, agradeceu as palavras e referiu que apenas se estava a concretizar um sonho antigo e um dos objectivos da associação, que é o de promover o nome e as instituições de Guimarães e agradeceu ainda o empenho tido pela Câmara para poder começar o programa oficial de visitas pela casa representativa de todos os vimaranenses, que é a sede do Município. Por sua vez, o Sr. Bispo mostrou-se muito satisfeito por estar presente em Guimarães, pois é um sonho antigo que concretiza, ele que estudou os reis todos de Portugal na escola e nunca se esquece que foi aqui que Portugal nasceu. Também relembrou que isso foi há 900 anos e que Portugal ainda tem os problemas que tem, o que se poderá dizer de Timor que só existe há dois anos? A independência foi o princípio e não o fim dos problemas, já que a liberdade não traz os mercados, as escolas, os hospitais, pelo que hoje haverá alguma população desiludida e por isso mesmo é que a solidariedade de Portugal é muito importante.
De seguida foi visitada a nova casa de acolhimento temporário da Associação de Apoio à Criança, que irá em breve ser inaugurada e cuja presidente Dr.ª Joana Pratas apresentou a D. Ximenes Belo, que muito apreciou o conceito e a ideia.
O ponto seguinte foi a visita à Ordem Terceira de São Francisco, onde começou por tomar contacto com o Lar de Acamados e visitou as zonas comuns de estar e de seguida foi passeado pela ala museológica onde pode tomar contacto com algumas das mais belíssimas peças de arte cristã de Guimarães, desde quadros, relicários, imagens e esculturas até à pequena mas muito bela capela. De seguida, pelas 18h30, proferiu uma breve conferência onde foi desafiado pelo moderador e representante do Forum Vimaranis a falar sobre Direitos Humanos em Timor e sobre a sua obra no local e recebeu em troca, juntamente com as várias dezenas de pessoas que o escutavam, uma lição de história de Timor onde os direitos humanos, o papel da igreja, da resistência e o seu próprio papel se cruzavam a todo o instante. Conclui a visita com um Porto de Honra oferecido pela Ordem Terceira de São Francisco aos presentes e assinando o seu livro de honra.
Para finalizar o longo dia de visitas, jantou no Restaurante Virabar com a presença do Sr. Governador Civil do Distrito de Braga, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, o Sr. Arcipreste de Guimarães-Vizela, o director-adjunto da Segurança Social de Braga, o presidente do Conselho Fiscal do Vitória Sport Clube, alguns empresários vimaranenses e sócios do Forum Vimaranis. Neste jantar salienta-se o discurso emocionado pela presença e convívio do Sr. Governador Civil do Distrito de Braga, a oferta pelo Vitória Sport Clube de uma camisola da sua equipa e pela oferta do Forum Vimaranis a D. Ximenes Belo de uma peça de artesanato típica de Guimarães, a “Cantarinha dos Namorados”, e que a Vereadora solicitamente explicou toda a simbologia da mesma.
No sábado, dia 27, após noite bem dormida no Hotel do Toural, o dia iniciou-se com uma missa celebrada da igreja de S. Francisco, onde uma igreja cheia aguardava por ouvir a homilia que versou a situação de Timor no presente, as suas dificuldades e a forma como o seu povo luta para ultrapassar este período difícil, que sem a ajuda de Portugal tal não seria possível.
De seguida, dirigiu-se ao Castelo de Guimarães, que não quis deixar de conhecer, bem como a pequena igreja de S. Miguel, para finalizar numa breve visita aos claustros do edifício dos Paços dos Duques de Bragança, sempre guiado pelo sócio do Forum Vimaranis, Rui Cordeiro da Silva, que lhe ia explicando a história e as lendas associadas a estas construções, o que muito agradou a D. Ximenes Belo.
Por fim, a visita iria terminar no Lar Emídio Guerreiro, onde o próprio Prof. Emídio Guerreiro fez questão de o receber e orientar na visita às instalações, antes de poderem privar numa refeição na sala de jantar do Lar.

Sem comentários: