2004/11/06

A nova JSD de Guimarães...

...tomou ontem posse num "mega"-jantar para cerca de 200 pessoas no Hotel das Termas, nas Taipas.

Foi um momento de força política juntar 200 militantes quando nesta altura ser "laranja" é uma coisa que está na mó de baixo! Mas isso é uma das forças da JSD e do PSD: fazer das dificuldades as forças que impulsionam e fazem mover o partido.

Mas se falo aqui nisso é por dois motivos.

Primeiro porque gosto de ver os "míudos" com quem ainda cheguei a trabalhar e cujo surgimento ajudei a "patrocinar" a desenvolverem um excelente trabalho, coroado com o 3º mandato, este de dois anos, em lista única. Sinto, sempre que vejo o Rui Armindo Freitas, o Francisco Coelho Lima, o Alexandre (Xana, para nós...) da Cunha Pereira e a restante equipa a fazerem política, que estão ainda hoje a fazer crescer o edíficio assente sobre as fundações que eu ajudei a construir. Como ainda ontem foi recordado, quando começamos sob a presidência do César Teixeira eramos cerac de 80 militantes e nem nos conheciamos todos uns aos outros. Hoje a JSD de Guimarães é a 3ª maior concelhia do país com mais de 1200 miltantes...

Depois porque ontem foi homenageado pela JSD de Guimarães um dos mais destacados e importantes militantes (agora ex...) e com o seu trabalho muito ajudou a implementar e crescer a JSD: o André Coelho Lima. O André, que foi um dos membros da 1ª comissão política do César, como eu, e que eu não conhecia, é hoje um grande amigo, para lá da política e do partido. Porque esta JSD de Guimarães foi uma escola de vida, onde ganhei muito em amizades (não vou enumerar aqui, mas o César, o Bruno, o André, a Sara, o Luís Pires, o Ricardo Lobo, o Rui Armindo, o Quico, o Xana ou a Ana são hoje mais do que companheiros, são amigos). E por isso a homenagem que fizeram ao André é muito justa e inteiramente merecida.

Felizmente, a JSD em Guimarães sabe reconhecer o trabalho de cada um em cada momento. Foi assim comigo, no momento em que completei os 30 anos e me presentearam com as duas melhores coisas que a política já me deu: a distinção em Congresso Nacional da JSD como militante honorário e uma pequena, mas imensamente grande de simbolismo, placa de homenagem similar à que o André ontem merecidamente recebeu. É por isso que quando ouço ou leio dizerem que as "jotas" são só escolas de carreiristas é porque não conhecem "esta" JSD de Guimarães. Aliás, se assim não fosse, os "míudos" não nos tinham homenageado, ao César, André, Bruno e a mim, com a atribuição do nome de "Sala Geração Guimarães" à sala da JSD na sede do partido. Mais uma vez, da minha parte, o meu mais elevado agradecimento por esse acto que tenho a certeza que terá tocado fundo também aos meus três amigos como me tocou a mim...

Sem comentários: