2011/06/30

Abriu a época dos campeões!


Imagem Mais Futebol

Apesar de algo convulsionada pela saída do mini-Mourinho (que ridículas as declarações dele a dizer que o FC Porto cobria a proposta do Chelsea para tentar fazer passar a ideia que saiu pelo projecto e não pelo dinheiro...) e por não se saber ainda quem fica e quem entra.

Desde logo, o Platini em vez de andar a mandar bitaites sobre quantidades de jogadores estrangeiros (dentro das leis) ou se gosta ou não do Mourinho (o special one) deveria se preocupar era com as datas do mercado de transferências - não é possível que já estejam em decurso competições nacionais e europeias e o mercado aberto. Nesta altura, as transferências estão abertas até ao final de Agosto! Não há planificação e preparação de equipa possíveis com tal data...

Mas voltando ao que interessa, os nossos campeões já começaram a chegar - com excepção dos sul-americanos que estarão na Copa América e no campeonato do mundo U20.

Neste momento, apresentaram-se os seguintes 22 jogadores ao trabalho:
GUARDA-REDES: Helton, Beto, Bracali e Kadú
DEFESAS: Maicon, Otamendi, Sereno, Sapunaru, Emídio Rafael, David Addy, David e Tiago Ferreira.
MÉDIOS: Fernando, Belluschi, Rúben Micael, Souza e Castro.
AVANÇADOS: Hulk, James, Walter, Kelvin e Christian Atsu.

Faltam então peças fundamentais como Fucile, Palito, Moutinho, Guarin, Iturbe, Cebola, Falcao, pelo que entre este primeiro treino e o primeiro jogo oficial da época muita coisa vai mudar...

Depois, há ainda muitos excedentários que irão começar a ser colocados nos próximos dias:
Kieszek, 27 anos (guarda-redes): Integrou o plantel na temporada passada, mas pouco jogou. O Cluj, da Roménia, tem sido uma das possibilidades apontadas.
Ventura, 23 anos (guarda-redes): Esteve emprestado ao Portimonense e deve rodar novamente, mas tem passado ao lado do mercado, até ao momento.
Miguel Lopes, 24 anos (defesa direito): Fez uma boa época no Betis de Sevilha e já manifestou vontade de voltar, agora para a I Liga espanhola.
Ivo Pinto, 21 anos (defesa direito): Indiscutível no Sp. Covilhã, mas sem hipóteses no plantel portista.
André Pinto, 21 anos (defesa central): No ano passado fez a pré-época e seguiu para o Portimonense. Agora é mais um à espera de um novo clube.
Bura, 22 anos (defesa central): O P. Ferreira foi o sexto clube seguido ao qual foi emprestado. Teve uma utilização irregular.
Abdoulaye, 20 anos (defesa central) O gigante senegalês foi uma das figuras do Sp. Covilhã e deve, agora, rumar à Académica.
Tomás Costa, 26 anos (médio) Um dos activos mais valiosos a aguardar colocação, depois de uma época dividida entre o Cluj, da Roménia, e a Universidade Católica, do Chile.
Prediger, 24 anos (médio) A situação mais simples: se o F.C. Porto não activar a cláusula até à meia noite desta quinta-feira, fica no Colón, da Argentina, até Dezembro.
Soares, 22 anos (médio) Contratado ao Vila Nova, do Brasil, na época passada seguiu directamente para o Portimonense. Futuro pode passar pelo Penafiel.
Sérgio Oliveira, 19 anos (médio) O Mundial sub-20 «rouba-lhe» a pré-temporada. Esteve no Beira-Mar onde foi utilizado de forma intermitente.
Rui Pedro, 22 anos (avançado) Oito golos no Leixões não chegam para voltar a casa. Gil Vicente foi uma das hipóteses já levantadas.
Diogo Viana, 21 anos (avançado) Aguarda uma oportunidade na I Liga para mostrar o talento que levou o F.C. Porto a incluí-lo no negócio na venda de Hélder Postiga. Terminou a última época no Desp. Aves, que o quer de volta.
Rabiola, 21 anos (avançado) Nove golos e uma lesão a marcar a época no Desp. Aves. Pode voltar, também.
Yero, 19 anos (avançado) O senegalês de quase dois metros continua a adaptar-se ao futebol luso. Na Oliveirense fez seis golos, alguns bem importantes.

Por fim, as expectativas. Que são, no FC Porto, sempre altas. Espero sermos capazes de ganhar todas as provas de um só jogo (Supertaça de Portugal e Europeia) e o campeonato e a taça de Portugal. Da Liga dos Campeões espero uma boa participação, que passaria por chegar no mínimo aos quartos de final e idealmente às meias finais - o FC Porto é neste momento uma das 8 melhores equipas da Europa! Depois, é sonhar que é possível ir mais alem. E sobre a taça da cerveja, estou-me a borrifar para ela e só jogava com juniores e suplentes...

Sem comentários: