2004/06/11

Bolo tipo "pão-de-ló"

Hoje fiz um bolo...
A sério, sempre gostei de fazer doces como mousses, bolos, biscoitos, etc. E julgo que não sendo um "mestre de culinária", são de relativa qualidade os doces que ia fazendo nos meus tempos livres! Mas agora são tão poucos...

Como estava com esta noite livre e só em casa, que os meus pais foram passar o fim de semana fora na quinta de Briteiros dos meus tios (onde eu passei muitos dos meus verões e férias de infancia...), aproveitei para fazer uma lambarice...

Deixo aqui a receita deste bolo tipo "pão-de-ló":

5 ovos grandes (que devem pesar cerca de 350g)
350g de açucar
175g de farinha
1 colher de chá de fermento

Separa-se as claras das gemas e guardam-se estas. Batem-se as claras em castelo e juntam-se as gemas uma a uma, batendo sempre.
Junta-se o açucar aos poucos e vai-se batendo bem. Depois junta-se a farinha peneirada. Eventualmente, se a massa estiver um pouco "presa", pode-se deitar uma pinga de leite para ficar mais "macia".
Unta-se uma forma grande de buraco, deita-se a massa e leva-se ao forno previamente aquecido a 190º durante cerca de 10 minutos. De seguida, cobre-se com um papel de aluminio e aumenta-se a temperatura para 210º, durante cerca de 30 minutos.
Em principio, deve estar pronto ao fim dos 40 minutos de forno, mas experimenta-se com um palito a ver se precisa de um pouco mais de calor.



Os segredos deste bolo é o facto de o peso do açucar ser igual ao dos ovos e o da farinha metade destes. Para além disso, este bolo é versátil e permite fazer algumas "brincadeiras" como separar parte da massa e juntar-lhe cerca de 50 gramas de cacau e um fio de leite, para se poder fazer bolo mármore, ou juntar fruta como banana ou maça às rodelas, sumos de algumas frutas como a laranja ou, se não levar fermento, poderá servir para deitar num tabuleiro e para se enrolar numa torta com recheio de chocolate (o meu preferido...) ou compotas.

Sem comentários: