Devido aos "estranhos" horários das provas realizadas no continente asiático, ainda não consegui ver nenhuma prova de F1 este ano, mas tenho seguido as noticias e, para além da confusão já habitual das regras, as consequências das novas regras é que me estão a impressionar: duas pequenas e até agora inexpressivas equipas ganharam as 3 primeiras corridas e os "grandes" como a Ferrari, Mclaren ou Renault ainda não fizeram nada de jeito...
Aliás, no que toca à "minha" Ferrari, é um desastre enorme, o pior inicio de época desde que tenho memória de Formula 1...
O problema é que a F1 precisa destas equipas para atrair multidões, em especial quando chegar à Europa...
5 comentários:
Sinceramente ainda não percebi. Põem-se a inventar novas regras de classificação, a mexer nos carros, a limitar aqueles que têm boas performances, a permitir difusores e quejandos.
A fórmula 1 sem a Ferrari na frente, nem que seja para perder, não é fórmula 1.
Será? Quando o Schumacher dominava o campeonato as corridas eram uma enorme seca (e não tenho nada contra ele, acho-o dos melhores pilotos de todos os tempos). Agora, há ultrapassagens sem ser nas boxes e o vencedor não é conhecido à partida. É verdade que a Ferrari atrai muitas simpatias, mas numa corrida é suposto haver equilíbrio e emoção, ingredientes que faltaram durante anos, e que agora há em abundância.
As novas regras não foram necessariamente para "lixar" a Ferrari, mas para trazer algum sal e pimenta à F1. Eram conhecidas desde há cerca de um ano, e quem está agora na frente foi quem fez melhor o trabalho de casa (a Honda, que passou a temporada de 2008 a arrastar-se no carro anterior, e que decidiu abandonar o campeonato vendendo tudo ao ex-director desportivo). Tiro o meu chapéu a Ross Brawn, que mostra que não teve sucesso na Ferrari só por ter um orçamento de topo. E a Vettel, que será um dos grandes campeões da próxima década, e a Button, que ainda não fez 30 anos, ainda pode ter umas boas temporadas na F1.
Rui Vítor, no dia em que a Ferrari sair da F1, acaba a F1. Pelo menos para mim e para dezenas de adeptos do cavallino rampante. Por mim falo, que não sigo a F1 pelos pilotos, sigo pela marca. Sou sempre pela Ferrari, independentemente dos seus pilotos e de haver algum piloto que me agrade mais e este não ser da Ferrari...
Ricardo, de facto é de tirar o chapéu a Ross Brown, grande engenheiro que esteve na base daqueles fabulosos anos do Schumi na Ferrari e dos seus titulos consecutivos, mas essa parte das regras não terem sido feitas para lixar a Ferrari, não estou de acordo. Há vários anos que a dupla Mosley-Ecclestone fazem os impossiveis para estragar a vida à Ferrari! E não era agora que iam parar... E as corridas do Schumi não eram seca, pelo menos para mim e para os tiffosi, que queremos ver sempre a Ferrari na frente!
Fazem falta grandes pilotos neste momento. Depois de décadas de magos do volante - Lauda, Villeneuve, Piquet, Roseberg, Prost, Mansell, Senna e Schumacher temos sentido a falta de outros à altura, coisa que Hakinen ou Alonso não foram. Temos o Hamilton que poderá vir a ser, mas acredito muito mais no Vettel, tanto que gostava que ele fosse para a Ferrari... Mas não havendo grandes pilotos, de encher as medidas e páginas de jornais, restam-nos as marcas, Ferrari à cabeça, sob pena de a F1 se tornar numa A1GP onde ninguém sabe quem são as equipas ou os pilotos...
"Recordem" isto ...
http://www.youtube.com/watch?v=kl2tIFxSEGA
Gilles Villeneuve x René Arnoux
Ferrari x Williams 1979
Rui Vitor, estas imagens são, de facto, um dos melhores momentos de sempre da F1. Villeneuve, apesar da minha tenra idade, seguindo a F1 desde muito pequenino por causa dos meus primos, é a minha primeira referência como piloto. Seguido de Roseberg e a sua condução à rallie com um titulo sem vitórias. E do inicio fantástico do Senna a ganhar no Estoril à chuva. E do Schumi. E do Prost com aquela condução defensiva que tantos titulos lhe deu. E das lutas Prost-Lauda, Prost-Senna, Prost-Mansell, Senna-Mansell, Senna-Schumi, Shumi-Mansell... Sei lá, foram dias de acordar de madrugada para ver treinos, de acordar a meio da noite para ver o choque Prost-Senna no Japão...
Que grandes momentos que vivi, sendo que estas voltas destes 2 foram, de facto, dos melhores momentos de sempre da F1.
Obrigado por me recordares isto! Que vai merecer um post por si próprio!
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